Workshop de Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

No dia 16 de agosto o Núcleo de Recursos Humanos da ACIAC promoveu o workshop de Saúde Mental no ambiente de Trabalho, apresentado pelo SESI.
A saúde mental está relacionada à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
Stress, burnout, ansiedade e depressão são os principais transtornos emocionais que encontramos no dia a dia das empresas.
Ansiedade: Medo irracional, Sensação de nervosismo, Irritabilidade, Sentimento de que algo ruim vai acontecer, Evitar algo que provocam ansiedade.
Sintomas Físicos da ansiedade: Medo irracional, Sensação de nervosismo, Irritabilidade, Sentimento de que algo ruim vai acontecer, Evitar algo que provocam ansiedade, Dificuldade de concentração, Aumento da frequência cardíaca, Dor no peito, Respiração rápida, Transpiração intensa e fria, Espasmos musculares, Fraqueza, Insônia ou sono interrompido, Problemas gastrointestinais.
Stress: Negatividade, Ansiedade / Pensamento acelerado, Preocupação excessiva e constante,  Instabilidade de humor, Irritabilidade, Agitação e dificuldade de relaxar, Sentimento de solidão e isolamento.
Sintomas físicos do stress: Dificuldade de concentração, Dores (dores de cabeça; dores de estômago ou gastrite, dor no peito), Diarreia ou constipação, Baixa imunidade (frequentes resfriados, infecções), Náuseas, tonturas, Perda de libido, Sudorese excessiva, Problemas dermatológicos.
Burnout: Falta de energia, Esgotamento, Insônia, Dificuldade de concentração, Produtividade reduzida, Sentimentos negativos em relação ao trabalho, Desesperança.
Sintomas físicos do burnout: Alterações no apetite, Dores frequentes de cabeça, Dores musculares, Pressão alta, Problemas no estômago e intestino, Arritmia / Dores no peito, Tremores no corpo, Alergias na pele e acne, Sudorese, Bruxismo (dentes rangendo).
Depressão: Tristeza, Ansiedade, “Vazio”, Desesperança, Pessimismo, Sentimento de culpa e inutilidade, Perda de interesse e prazer, Inquietação ou irritabilidade, Diminuição de energia, Dificuldade de se concentrar, lembrar ou tomar decisões, Pensamentos de morte ou suicídio.
Sintomas físicos da depressão: Alterações de apetite e/ou peso, Dores de cabeça e no corpo, Problemas digestivos sem causa física clara, Insônia / Sonolência excessiva, Cansaço e fadiga,  Agitação diante de situações corriqueiras.
Se você enfrenta algum desses transtornos emocionais, fale com o RH da sua empresa para que você possa ser encaminhado para o tratamento correto e alcance a sua saúde mental novamente.