ACIAC PARTICIPAR DE CAPACITAÇÃO EM SÃO FRANCISCO

Na tarde da terça-feira (23) a ACIAC – Associação Empresarial de Corupá, participou de um treinamento na cidade de São Francisco do Sul/SC promovido pela Fundação Empreender.

Na oportunidade a ACIAC esteve representada pelo diretor e coordenador do núcleo de jovens empreendedores, Charles Rathunde e do consultor de núcleos Alex Krainski.

A capacitação foi conduzida pelo consultor regional do planalto norte Adriano Hubner.  O SEBRAE parceiro do programa Empreender também esteve presente apresentando as novas regras em relação ao PAN - Programa de Aceleração dos Núcleos e seu portifólio de serviços.

Contando com diversos representantes das regionais norte e planalto norte, a tarde de capacitação apresentou-se como uma grande oportunidade de convivência, troca de experiências e networking, pois além dos consultores, os coordenadores de núcleos se fizeram presentes.

Conheça a mais sobre o programa Empreender:

Santa Catarina é um berço de empreendedorismo, onde grandes negócios surgem de pequenos empreendimentos. Porém, mesmo administradas por bons empresários, muitas dessas empresas não possuíam a prática básica para permanecerem vivas, principalmente quando se tratava de negócios familiares.

Era necessário aumentar a troca de conhecimento, visando auxiliar o seu desenvolvimento técnico e estrutural. Assim nasceu a Fundação Empreender.

As Associações Empresariais de Brusque, Joinville e Blumenau intermediaram, junto ao Governo Alemão, um programa de cooperação econômica destinado à América do Sul, no qual o BMZ (Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento) convidou a HWK (Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera) para analisar a proposta brasileira de participação.

Após algumas reuniões iniciaram-se as ações com uma forte parceria entre técnicos alemães e brasileiros. Os programas que seriam desenvolvidos totalmente pela Fundação Empreender tinham como objetivo reunir MPEs (Micro e Pequenas Empresas) de diversos segmentos e buscar soluções em conjunto.

A partir desse ponto, criaram-se novos programas que ultrapassaram as fronteiras de Santa Catarina e do Brasil. Por fim, o processo de crescimento da Fundação Empreender consolidou-se através da institucionalização da Fundação como braço técnico da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC).