ACIAC - Corupá - ACIAC - Associação Empresarial de Corupá

ACIAC - Associação Empresarial de Corupá
[email protected] 47.3375.2100 47.98445.3846

 

Instalado o Núcleo do Polo Industrial de Corupá


Evento foi realizado na terça-feira (3), e reuniu um grande número de empresários e entidades representativas.

                  Com a presença de um bom público e adotadas as medidas sanitárias preconizadas pelas autoridades de saúde, foi realizada na terça-feira (3), a instalação do Núcleo do Polo de Desenvolvimento Regional de Corupá, projeto instituído pela FIESC ( Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), abraçado pela Associação Empresarial local e apoiado pela Prefeitura municipal.
A iniciativa busca discutir e apresentar soluções para os entraves enfrentados pelo setor produtivo, voltadas para o desenvolvimento da economia local.
Por ter intermediada a proposta junto à ACIAC, a empresária Daianne Flavia Pereira de Paula, foi escolhida como “madrinha” do projeto e levará as prioridades definidas pelo núcleo, composto por representantes das empresas locais e indicados até a semana que vem, ao Comitê Regional, do qual faz parte.
O prefeito, Luiz Carlos Tamanini, destacou que “o poder público estará de portas abertas a todos os projetos que busquem o desenvolvimento de Corupá, revelando que há estudos para a compra de uma área para ampliar o condomínio industrial do Ano Bom. Já a presidente da câmara de vereadores local, Bernadete Hillbrecht, defendeu a realização de cursos de capacitação voltados aos servidores municipais.
                Um dos problemas levantados pelo setor produtivo de Corupá, é a baixa oferta de mão de obra especializada para suprir a demanda local.
 Para a presidente da ACIAC, Débora Tomelin, o comitê será um importante aliado neste e em outros desafios locais. Embora pareça um processo simples, a vinda do núcleo para Corupá demandou diversas reuniões, mesclando trabalho, persistência e determinação, provocados pela “madrinha” do projeto, Daianne de Paula. Num primeiro passo, haverá o núcleo da Indústria e outros se formarão. “Antes da oficialização, nos encontramos por várias vezes, até a concretização deste Projeto. Um dos objetivos do nosso trabalho no comando da Associação, é exatamente a busca por alternativas que fortaleçam as nossas empresas e tenho absoluta certeza que o comitê, será um importante aliado neste e em outros aspectos”, pontuou. 
Perspectivas Econômicas
                Durante o evento de terça-feira (3), o economista, Marcelo Masera Albuquerque, integrante do Observatório Fiesc, composto por vários especialistas e nas mais variadas áreas, traçou as perspectivas econômicas para o país, através de uma videoconferência, direto de Florianópolis.
Segundo estudos do observatório, após amargar uma queda de 4,1% em 2020, causada pela pandemia, o cenário aponta para uma recuperação dos indicadores econômicos, com uma expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano, de 5,27%. As análises projetam ainda para uma recuperação do poder de compra, sobretudo na União Europeia, com reflexos nos países emergentes, como o Brasil.
Perspectivas setoriais
• Têxtil, Confecção, Couro e Calçados:
• Existe uma demanda reprimida durante a pandemia, que deverá ser atendida à medida que ocorra a imunização em massa da população. Setor de serviços e comércio estimulará a atividade industrial.
• Madeira e Móveis:                                                                                                                                                                                                                                                                               

• O plano de investimentos do Governo Biden provocará um aumento na renda dos americanos. Setores tradicionalmente exportadores se beneficiarão do aumento no consumo norte-americano.
• Máquinas e Equipamentos e Metalmecânica e Metalurgia:
• Aumento nos investimentos em Bens de Capital, estimulados pela Construção Civil, Agronegócio, Mineração e a própria Indústria, manterá aquecida a cadeia industrial catarinense.

ACIAC - Corupá - Detalhamento de Conteúdo
Thats all Fokls